Um forte temporal com vento e granizo atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na madrugada deste sábado, 11 de maio, causando destelhamentos, quedas de árvores e deixando centenas de pessoas desalojadas. Os municípios de Eldorado do Sul e Canoas foram os mais afetados, com residências danificadas e interrupção de serviços essenciais.
O que aconteceu
- Temporal na Grande Porto Alegre provoca destelhamentos e deixa centenas de desalojados em Eldorado do Sul e Canoas.
- A tempestade, que incluiu vento e granizo, causou também obstrução de vias e falta de energia elétrica na região.
- Alertas meteorológicos do Inmet indicam perigo para o Rio Grande do Sul, com previsão de frente fria e massa de ar polar nos próximos dias.
Em Eldorado do Sul, 101 casas foram atingidas no bairro Parque Eldorado, resultando em 400 moradores desalojados. A tempestade chegou ao município por volta das 6h e causou também obstrução de vias e falta de energia elétrica. A Climatempo registrou 23 milímetros de chuva em 24 horas.
Uma base foi montada na subprefeitura do bairro para coordenar os atendimentos. Mário Rocha, diretor da Defesa Civil municipal, afirmou que “as equipes estão saindo para fazer os atendimentos, através de entrega de lonas e auxílio às famílias afetadas. A Defesa Civil do estado também está vindo para o local”.
Região metropolitana registra perdas e danos
Em Canoas, pelo menos seis residências sofreram danos, embora não tenha havido feridos. O caso mais grave foi o de um telhado de zinco que, sem fixação adequada, foi arrancado pelas rajadas de vento, voando para o outro lado da rua e atingindo o portão de uma residência vizinha. O secretário municipal de Defesa Civil, Vanderlei Marcos, informou que telhas estão sendo distribuídas aos atingidos. Além dos danos causados pelo vento, ambos os municípios tiveram telhados perfurados pelo granizo.
Uma árvore caiu na BR-290, no quilômetro 115, em Eldorado do Sul, obrigando motoristas no sentido interior a desviar pelo acostamento, conforme informado pela Polícia Rodoviária Federal. Em Porto Alegre, a chuva atingiu parte da cidade nas primeiras horas da manhã, mas sem registro de estragos significativos.
Qual a previsão do tempo para os próximos dias?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas para o Rio Grande do Sul válidos até as 23h59 deste sábado. O alerta laranja, de perigo, abrange o extremo norte do estado e parte da Serra, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos de 60 a 100 km/h e risco de queda de granizo, corte de energia, danos a plantações e alagamentos. O alerta amarelo, de perigo potencial, cobre uma área maior, incluindo a Região Metropolitana, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros.
A previsão indica que uma frente fria siga influenciando o tempo neste domingo, 12, com pancadas isoladas previstas entre a madrugada e a manhã, principalmente na Região Metropolitana, nos Vales, no Litoral Norte e no Nordeste do estado. A partir de segunda-feira, 13, o tempo firme volta a predominar em praticamente todo o território gaúcho, com a chegada de massa de ar polar, mínimas próximas de 0°C e formação de geada. Apesar do frio no início da semana, o RS deve registrar episódio de calor no fim da próxima semana, com máximas próximas de 30°C.