Ao menos 44 pessoas morreram durante as fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na tarde desta terça-feira (15), de acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado. Por conta do temporal, o centro do município ficou inundado e os corpos apareceram após o nível do rio abaixar. A Defesa Civil registrou 95 ocorrências, e foram contabilizados ao menos 80 deslizamentos e 11 pontos de alagamentos no município.

De acordo com o g1, em seis horas, choveu mais do que o esperado para o mês inteiro. A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública na noite dessa terça. A força da água acabou arrastando carros e assustando pedestres pelas ruas do município. O rio transbordou no Centro e a enchente surpreendeu motoristas, que não tiveram tempo de escapar da inundação.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), está em Petrópolis desde a noite dessa terça, e publicou um vídeo em sua conta no Twitter informando que, a partir da manhã desta quarta (16), maquinários das secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e de Agricultura, e da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), serão deslocadas para Petrópolis para ajudar a mitigar os impactos da chuva no município.