Tempestades, enchentes e ventanias: veja a previsão do tempo para esta terça-feira, dia 26

Rio Grande do Sul
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A previsão do tempo para esta terça-feira, dia 26, mostra que boa parte do Brasil vai ter tempestades, enchentes e ventanias. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as regiões Norte e Nordeste vão ser as mais afetadas pelas instabilidades meteorológicas.

Os Estados das regiões que devem ficar atentos para os perigos potenciais relacionados às chuvas são: Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins; Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A expectativa é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos bastante intensos (60-100 km/h).

De acordo com o Inmet, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Portanto, é recomendável que a população fique atenta e evite entrar em conflito com as forças da natureza.

Ainda de acordo com o instituto, a previsão mostra que o Centro-Oeste também deverá estar em atenção para perigos potenciais relacionados às precipitações. Mato Grosso e Goiás devem ter chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). No entanto, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Mesmo assim, a orientação é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, a população não deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

No Sul do País, o dia deverá ser de tempestades no Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas vão ser: Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre e Centro Oriental Rio-grandense.

O Sudoeste Rio-grandense deverá ter alagamentos. As chuvas vão ficar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Além dos riscos para as enchentes, o instituto também fez um alerta para possíveis deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Portanto, as recomendações para a população são: evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Para o Sudeste do País, a expectativa é de Sol e poucas nuvens no céu. Para São Paulo, por exemplo, a previsão é de máxima de 30°C e mínima de 17°C para a capital paulista. No Rio de Janeiro, a situação deverá ser parecida, com poucas nuvens no céu e dia quente. A previsão para a capital é de máxima de 34°C e mínima de 18°C.