Tempestades atingem quatro regiões do País e Sul tem alerta para ventos costeiros

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Chuvas fortes atingem quatro regiões do Brasil Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A previsão do tempo para esta sexta-feira, dia 11, mostra que tempestades vão atingir quatro regiões do Brasil e que o Sul do País terá ventos costeiros perigosos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as precipitações mais intensas devem atingir o Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

As chuvas devem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão estar bastante intensos (60-100 km/h). Existe, portanto, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas regiões do mapa.

Sendo assim, as autoridades fazem algumas orientações para que a população fique em segurança. Em caso de rajadas de vento, não é recomendável que as pessoas se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Além disso, a população também não deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, os moradores das áreas atingidas devem desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

As áreas mais afetadas pelos ventos costeiros no Sul do Brasil vão ser: região Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-grandense e Nordeste Rio-grandense. Sendo assim, a população deverá tomar cuidado para não estar em áreas de risco na hora da intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, que vão movimentar dunas de areia sobre construções na orla.

Para a região Nordeste do País, os perigos são apenas potenciais para as chuvas. A área do mapa deve esperar precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Porém, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.