A tempestade tropical Dorian se intensificou nesta segunda-feira, quando começará a atingir as ilhas de Barlavento, em uma rota que a levará para perto de Porto Rico e República Dominicana talvez já transformada em furacão, informaram meteorologistas americanos.
A tempestade se desloca em direção à Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, mas é cedo para saber como afetará essa região.
Segundo os meteorologistas, pode se dissipar durante sua passagem pelos terrenos montanhosos da Ilha de São Domingos, que reúne República Dominicana e Haiti.
Com ventos máximos de 95 km/h, Dorian “continuará se intensificando e pode estar perto de ter força de furacão quando passar pelo norte das Ilhas de Barlavento nesta terça-feira, e se espera que seja um furacão quando se deslocar perto de Porto Rico e do leste de São Domingos”, escreveu o Centro Nacional de Furacões (NHC).
O NHC calcula que Dorian passará perto das Ilhas de Barlavento (parte das Antilhas menores) na tarde ou na noite de segunda-feira e se deslocará pelo mar do Caribe na terça-feira.
O NHC emitiu um alerta de furacão para a ilha de Santa Lúcia e advertências de tempestade tropical para Barbados, Martinica e São Vicente e Granadinas.
Segundo o boletim do NHC das 20H00 GMT, a tempestade estava 95 km a sudeste de Barbados e se deslocava para leste-nordeste a 22 km por hora.