Economia

Temores com Evergrande impulsionam onda de venda de ações de setor na China


Uma onda de vendas de ações do setor imobiliário da China se intensificou nesta quinta-feira, em meio a preocupações com os efeitos de uma campanha oficial do governo para controlar o setor e em meio às turbulências com o China Evergrande Group.

O índice Lippo Select HK & Mainland Property recuou 4,9%, para fechar em seu nível mais baixo em mais de quatro anos, segundo o FactSet. O quadro nesses papéis pesou para o índice Hang Seng fechar em baixa de 1,46%, em 24.667,85 pontos, o nível mais baixo de fechamento em todo o ano atual.

O índice Lippo Select é formado por 52 ações, a maioria delas sediada na China continental. Incluindo o movimento de hoje, ele já recuou 23% em 2021, com Pequim pressionando incorporadoras em uma tentativa de fazer o mercado imobiliário desacelerar.

Alguns investidores temem que o esforço por desalavancagem de Pequim deixe mais incorporadoras com problemas. Isso poderia prejudicar companhias associadas de gerenciamento de imóveis, afirma o analista Lung Siufung, da CCB International Securities. Dados da quarta-feira que apontaram também para fraqueza no setor imobiliário foram outro elemento para o recuo dos papéis, aponta ainda ele.

O fato de Pequim até agora não oferecer ajuda à Evergrande exacerba a ansiedade, acrescenta o analista. Autoridades chinesas, porém, não devem permitir uma resolução desordenada de dívidas do setor.

Na terça-feira, a Evergrande informou ter contratado assessores financeiros, aproximando-se de uma potencial reestruturação da dívida.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio