O presidente em exercício, Michel Temer, encaminhou ao Senado Federal, para apreciação, o nome de Janér Tesch Hosken Alvarenga para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A mensagem com a indicação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, dia 15.

A indicação de Janér Alvarenga ao comando da Abin foi antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, no mês passado. Ele substituirá Wilson Trezza, que está no cargo há oito anos.

Alvarenga integra os quadros da Abin e atualmente chefia o Departamento de Inteligência Estratégica. Para assumir o posto, ele passará por sabatina no Senado e precisa ter o nome aprovado pela Casa. Até lá, a previsão é de que Trezza permaneça no cargo.

Apesar de a indicação ocorrer poucos dias antes dos Jogos Olímpicos, isso não provocará nenhuma mudança de estratégia da agência na preparação para a competição, afirma o Palácio do Planalto. Alvarenga, como chefe da Inteligência Estratégica, já estava participando do desenvolvimento da cooperação para assegurar a segurança dos jogos.

A Abin está trabalhando em conjunto com 113 outras agências. Um centro internacional de inteligência foi montado no Rio de Janeiro para fazer todo o trabalho de prevenção e acompanhamento da segurança dos Jogos Olímpicos, que começam dia 5 de agosto.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias