Economia

Temer sanciona mudança nas regras do Seguro de Crédito à Exportação com vetos

O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou lei que amplia a abrangência do Seguro de Crédito à Exportação com 14 vetos. O texto – publicado no Diário Oficial da União (DOU) e que consiste na conversão da Medida Provisória 701/2015 – facilita a concessão do seguro na exportação de produtos agrícolas e pecuários sujeitos a cotas em outros países. Antes da mudança, o uso do SCE era permitido apenas para operações envolvendo bens e serviços da indústria da defesa.

A nova lei ainda dispõe, entre outros pontos, sobre o Fundo de Garantia à Exportação (FGE), a utilização de imóveis da União para integralização de fundo garantidor, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e sobre a concessão pela União de seguro de investimento no exterior contra riscos políticos e extraordinários.

Dentre os vetos, sete artigos sobre a concessão de seguro de investimento no Exterior pela União foram rejeitados. Temer justificou o veto aos trechos escrevendo que “os dispositivos incluídos na norma ampliam o escopo de cobertura do Seguro de Crédito à Exportação e do Fundo de Garantia à Exportação para investimentos no exterior, elevando sobremaneira o risco potencial do FGE e, com isso, podendo gerar possíveis impactos fiscais relevantes à União”.

Além disso, há vetos relacionados à Cédula de Produto Rural (CPR), ao Certificado de Depósito Agropecuário (CDA), ao Warrant Agropecuário (WA), ao Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) e ao Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), assim como veto referente ao uso de imóveis da União para integralização de fundo garantidor.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Carla Perez fala sobre vida nos EUA: “Aqui é vida normal”
+ Denise Dias faz seguro do bumbum: “Meu patrimônio”
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel