O presidente interino Michel Temer receberá hoje (12) a primeira visita oficial de um chefe de Estado, desde que assumiu o cargo. Será o presidente da Armênia, Serzh Sargsyan. O encontro será às 11h no Palácio do Planalto. Na oportunidade serão assinados acordos nas áreas de cooperação educacional e técnica; agricultura; consultas públicas; e de cooperação entre academias diplomáticas.

Ainda em Brasília, Sargsyan participará da cerimônia de lançamento da construção da embaixada armênia, com a presença dos chefes das diplomacias dos dois países, informou o Itamaraty em nota. Após o evento, Sargsyan embarca para São Paulo, cidade onde residem 25 mil dos 40 mil membros da comunidade armênia no Brasil. Ele será recebido também pelo governador Geraldo Alckmin e por integrantes da comunidade armênica.

Está prevista ainda uma visita do presidente da Armênia ao Rio de Janeiro, onde participará de alguns eventos olímpicos.

A República da Armênia foi a menor da extinta União Soviética. Apesar de geograficamente estar localizada na Ásia – mais especificamente na região da Eurásia, ao sul do Cáucaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio – a Armênia é um país bastante relacionado social, política e culturalmente com a Europa.