O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira que o acordo climático de Paris, questionado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, é “importantíssimo” para “preservar a vida”.

“Eu fui dos primeiros a depositar o acordo de Paris na ONU, eu acho que é uma coisa importante. Acho que o acordo é importantíssimo”, disse em um café da manhã com jornalistas estrangeiros no Palácio da Alvorada.

“O meio ambiente é vida, preservar a vida para o futuro”, acrescentou depois de lembrar que seu governo cumpriu algumas metas prevista no compromisso da comunidade internacional, alcançado em 2015 em Paris, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

“Ampliamos e criamos 16 áreas de conservação federal, e ampliamos e estabelecemos uma área de preservação marinha que equivale à soma de França e Alemanha”, argumentou.

Na semana passada, o governo brasileiro desistiu de sediar no ano que vem a cúpula mundial do clima COP25, alegando problemas orçamentários. Jair Bolsonaro, contudo, afirmou ter tido participação na decisão. Há meses o presidente eleito tem questionado o acordo de Paris.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias