Tem hora certa para desmamar? Qual é a idade ideal para fazer o desmame do meu filho? Eu estou exausta, até quando preciso amamentar minha filha? Essas são perguntas frequentes entre as mães. Falar de desmame é sempre delicado e complexo, porque existem infinitas particularidades em cada casa, e caso, que precisam ser levadas em consideração. 

+ Estudo: leite materno tem anticorpos contra covid
+ Qual deve ser o primeiro alimento oferecido ao bebê?
+ Os 8 erros mais comuns dos pais na alimentação das crianças

Como parâmetro temos a OMS (Organização Mundial da Saúde), e a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) indicando que um bebê deve ser amamentado exclusivamente no peito até 6 meses de idade, quando então deve se iniciar a introdução alimentar. Esses mesmos órgãos sugerem que o aleitamento pode se estender até os 2 anos ou mais da criança.

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

Prolongar o aleitamento exclusivo para além dos 6 meses não tem mostrado resultados significativos nos estudos. Por outro lado, negar o conforto e o acolhimento do peito para entrar no mundo desconhecido dos novos sabores pode ser um verdadeiro desafio para algumas famílias, assim como saber a hora certa de desmamar um bebê. 

Ao atingir 1 ano de idade, o aparelho digestivo do bebê já tem maturidade suficiente para digerir e absorver os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento, através dos alimentos. Podendo, assim, fazer parte das refeições da família, considerando que a casa tenha uma alimentação saudável com base em cereais, leguminosas, proteínas, legumes, verduras e frutas.

É sabido que o aleitamento materno não é apenas o ato de nutrir fisiologicamente o bebê, é também onde se estabelece o vínculo afetivo entre mãe e filho, portanto tem um papel fundamental na relação e no comportamento emocional da dupla, fazendo com que esse momento ideal seja diferente em cada situação.  

Não importa a idade exata do desmame, o que se sabe é que toda criança um dia vai deixar de mamar, o importante é entender como isso vai acontecer. Conforme o bebe vai aumentando o repertório de alimentos e refeições na sua rotina,  vai aumentando também os intervalos entre as mamadas. Com uma introdução alimentar cuidadosa, respeitosa e sem stress para o bebe e para a mãe, a tendência é ver o desmame total acontecer naturalmente no mesmo clima, sem stress. 

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho!