Tecnologia & Meio ambiente

Televisão pública chinesa em inglês é multada no Reino Unido por parcialidade

Televisão pública chinesa em inglês é multada no Reino Unido por parcialidade

O logotipo da CGTN Europa está retratado em uma placa fora de um prédio de escritórios que abriga os escritórios da China Global Television Network, em Chiswick Park, oeste de Londres, em 4 de fevereiro de 2021. O regulador de transmissão do Reino Unido na quinta-feira revogou a licença da rede de notícias chinesa CGTN depois de descobrir que sua estrutura de propriedade apoiada pelo Estado desrespeitava a lei britânica, e alertou sobre punições futuras após ter levado ao ar uma suposta confissão forçada. - AFP


O regulador audiovisual do Reino Unido multou o canal de notícias chinês em inglês CGTN na segunda-feira (8) por invasão de privacidade e preconceito em quatro casos separados, pouco depois de provocar a ira de Pequim ao retirar sua licença de transmissão.

Em um contexto de crescente tensão diplomática entre Londres e Pequim, a televisão pública chinesa recebeu duas multas, totalizando 225.000 libras ($ 310.000, 260.000 euros).

O motivo foi a violação de suas obrigações de imparcialidade na cobertura das manifestações pró-democracia em Hong Kong em 2019 e a invasão da privacidade do jornalista Peter Humphrey quando relatou sua prisão na China.

Humphrey, que trabalhava na China como pesquisador privado para a gigante farmacêutica GlaxoSmithKline, foi preso e condenado a dois anos de prisão em agosto de 2014 por violar as leis de privacidade da China. Ele foi libertado e deportado em 2015.

Em outra decisão, o regulador Ofcom considerou a CGTN culpada de tratamento injusto e invasão de privacidade de dois reclamantes e ainda não comentou possíveis sanções.


+ Mulher é presa por não devolver R$ 6,8 milhões que recebeu por engano
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pentágono confirma que vídeo com OVNIs em forma de pirâmide é autêntico



A primeira diz respeito a Simon Cheng, um ex-funcionário do consulado do Reino Unido em Hong Kong, que desapareceu em 2019. Ele alegou ter sido torturado pela polícia secreta chinesa.

A CGTN divulgou um vídeo policial que mostra um homem apresentado como Cheng, que parece ter confessado estar em contato com prostitutas, acusação que ele negou, dizendo que foi forçado a fazer tais declarações.

A segunda decisão diz respeito a Gui Minhai, um sueco nacionalizado chinês que publicou livros obscenos sobre líderes chineses em uma editora de Hong Kong.

No ano passado, ele foi condenado a 10 anos de prisão por um tribunal chinês por “disseminar ilegalmente informações mentirosas no exterior”, enquanto sua comitiva denunciava perseguição política.

Ofcom repreendeu a CGTN por tratar seu caso de forma injusta.

No início de fevereiro, o regulador retirou a licença do canal, alegando que ele era controlado pelo Partido Comunista Chinês. Desde então, a China proibiu a transmissão do BBC World News em seu território, sem vinculá-lo oficialmente à situação da CGTN.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS