ROMA, 09 MAR (ANSA) – O Telescópio Nacional Galileu (TNP) revelou a existência de moléculas de água na atmosfera de um planeta situado a 63 anos-luz da Terra.   

Descoberto em 2005, o exoplaneta em questão se chama “HD 189733 b” e possui características similares às de Júpiter, mas sua temperatura é superior. Ele orbita ao redor de uma estrela anã laranja – cuja expectativa de vida está entre 15 bilhões e 30 bilhões de anos – maior que o Sol e com temperatura de aproximadamente 1.200º.   

A descoberta das moléculas de água foi realizada por um grupo italiano, guiado por Matteo Brogi, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e por Paolo Giacobbe, do Instituto Nacional de Astrofísica de Turim, na Itália.   

Em 2005, já havia sido identificada uma molécula de H2O no “HD 189733 b”, mas não a partir de um telescópio tão pequeno. O instrumento que o identificara é o espectrógrafo infravermelho “Giano”.   

“Até então, para medidas como esta, éramos obrigados e recorrer a telescópios bem maiores, como o ‘Very Large Telescope’ ou o ‘Observatório W.M. Keck'”, dizem os pesquisadores.   

De acordo com eles, tais instrumentos óticos “possuem um diâmetro de, respectivamente, 8,2 e 10 metros”, enquanto o TNP tem apenas 3,6 metros. Para os pesquisadores, a descoberta dá margem para revelações futuras, já que o instrumento ótico demonstrou uma capacidade além do esperado. (ANSA)