Telescópio da Nasa encontra trio de planetas semelhantes à Terra

ROMA, 13 NOV (ANSA) – O telescópio espacial Tess, da Nasa, detectou recentemente três planetas do tamanho da Terra orbitando estrelas localizadas a cerca de 72 anos-luz de distância.   

A descoberta, que contribui para compreender como planetas rochosos podem se formar e sobreviver em condições dinâmicas extremas, foi publicada por uma equipe internacional de cientistas na revista Astronomy & Astrophysics.   

As estrelas no centro do estudo formam um sistema binário, chamado TOI-2267, composto por duas anãs vermelhas separadas por uma distância equivalente a oito vezes a que existe entre o Sol e a Terra. As observações levaram à descoberta de um exoplaneta que completa uma órbita em cerca de 3,5 dias terrestres.   

Os outros dois corpos celestes, por sua vez, foram identificados posteriormente com o auxílio do software Sherlock.   

“Nossa análise revela um arranjo planetário único: dois planetas transitam por uma estrela e o terceiro transita por sua estrela companheira. Isso faz de TOI-2267 o primeiro sistema binário conhecido a abrigar planetas em trânsito ao redor de ambas as estrelas”, explicou Sebastian Zúñiga-Fernández, autor principal do estudo e pesquisador da Universidade de Liège, na Bélgica.   

Já Francisco Pozuelos, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, na Espanha, destacou que o grupo fez história ao descobrir “o par de estrelas com planetas mais compacto e frio já conhecido”. (ANSA).