ROMA, 12 SET (ANSA) – Uma pesquisa realizada na Estônia revelou que o uso excessivo de telas de smartphones e computadores por crianças pode levar a uma menor capacidade linguística.   

Além disso, os cientistas também associaram o tempo de uso de aparelhos entre pais e filhos, provando que os menores tendem a repetir a atitude dos genitores.   

O estudo, conduzido pela Universidade de Tartu e publicado na revista Frontiers in Developmental Psychology, analisou diversas famílias estonianas, incluindo 421 crianças com idades entre dois anos e meio e quatro anos.   

Os cientistas descobriram que pais e filhos geralmente tendem a um mesmo comportamento: os genitores que usam muito as telas têm filhos que fazem o mesmo.   

Ao examinar o desenvolvimento linguístico das crianças, os especialistas observaram que aquelas que utilizavam menos telas obtiveram pontuações mais elevadas tanto em gramática quanto em vocabulário.   

A pesquisa também apontou que nenhuma forma de uso de tela teve efeito positivo nas habilidades linguísticas das crianças.   

“Embora a leitura de e-books e alguns jogos educativos possam proporcionar oportunidades de aprendizagem de línguas, especialmente para crianças mais velhas, a investigação mostra que, durante os primeiros anos de vida, o fator mais influente é a interação verbal diária entre pais e filhos”, afirmou Tiia Tulviste, responsável pelo estudo. (ANSA).