NÁPOLES, 19 DEZ (ANSA) – O Napoli condenou nesta sexta-feira (19) os insultos proferidos pelo técnico do Milan, Massimiliano Allegri, contra um dos auxiliares do clube azzurro durante a semifinal da Supercopa da Itália, vencida pela equipe comandada por Antonio Conte.
De acordo com inspetores da Federação Italiana de Futebol (Figc), o treinador milanista dirigiu “insultos pessoais e repetidos” a Gabriele Oriali, integrante da comissão técnica do atual detentor do Scudetto e campeão mundial com a Itália em 1982.
“Esperamos que este ataque totalmente descontrolado não passe despercebido, especialmente porque, com 33 câmeras cobrindo o evento, é impossível não ver o que aconteceu”, afirmou o Napoli em um comunicado.
O jornal Gazzetta dello Sport informou que o surto de raiva de Allegri contra o auxiliar de Conte pode resultar em multa ou até mesmo suspensão por um ou mais jogos do campeonato.
“Isso é uma questão cultural. Precisamos resgatar o senso de cortesia. Ultimamente, existe a crença de que quanto mais se grita, mais se influencia as decisões do árbitro ou de outros oficiais, mas, ao contrário, isso representa uma derrota para a imagem do futebol italiano”, avaliou Gabriele Gravina, presidente da Figc.
Allegri não é conhecido por seu temperamento calmo. Em 2024, por exemplo, a Juventus demitiu o treinador por mau comportamento na final da Copa da Itália, quando entrou em conflito com árbitros, funcionários da Velha Senhora e um diretor de jornal.
Em meio ao clima tenso do confronto entre Napoli e Milan, Allegri deixou o campo em Riad, na Arábia Saudita, sem cumprimentar Conte. No geral, não houve qualquer gesto de cortesia entre os dois técnicos, nem sequer um aperto de mãos.
(ANSA).