17/10/2022 - 18:00
Se dores abdominais, inchaço e problemas estomacais e de sono fazem parte de sua rotina, sabia que sua saúde intestinal pode estar comprometida?
+ 9 motivos pelos quais você está fazendo mais cocô ultimamente
+ 8 celebridades falam sem frescura de seus problemas intestinais
Sensível, a flora intestinal pode causar reflexos em diversas partes do corpo quando está desregulada, interferindo em seu bem-estar e saúde geral.
Problemas no intestino afetam seu humor, hormônios, peso corporal, sistema imunológico e habilidade de absorver nutrientes. Além disso, podem ocasionar condições como a síndrome do intestino irritável.
“Nosso intestino é essencial para nossa sobrevivência, e não há um aspecto de nossa saúde que não seja afetado por nossa saúde intestinal”, revela a médica naturopata Jennifer Luck.
Segundo Jennifer, um intestino não-saudável pode ocasionar deficiências nutricionais de vitaminas essenciais como B12 e serotonina — o que pode afetar sua saúde mental, levando à depressão e ansiedade. Além disso, a má absorção de nutrientes como o cálcio pode levar à osteoporose.
Fatores que podem prejudicar a saúde do intestino
De acordo com a “Slice”, de onde são as informações, os principais causadores de problemas de saúde intestinal são fatores genéticos, estresse e dieta. Segundo a médica naturopata Elizabeth Miller, o estresse reduz o fluxo sanguíneo no órgão, impedindo-o de absorver nutrientes e comprometendo os movimentos intestinais.
Quando se trata da alimentação, ela explica: “A comida que colocamos em nossos corpos pode alimentar as bactérias boas ou ruins e pode ser pró-inflamatória ou anti-inflamatória. Fast food, açúcar e álcool são as três principais coisas que podem arruinar sua saúde intestinal ao longo do tempo. Enquanto isso, alimentos antioxidantes e ricos em fibras, como frutas e folhas verdes, salmão ou alimentos ricos em probióticos são ótimos para a saúde intestinal.”
5 técnicas para melhorar a saúde intestinal
Meditação
Por meio da meditação e práticas de ioga é possível estimular o nervo vago — que vai do cérebro ao intestino —, reduzindo o estresse.
Consumo de gengibre
O gengibre acalma o trato gastrointestinal e estimula o processo de digestão, evitando que os alimentos fiquem presos no intestino.
Alimentação saudável
Uma dieta que foque em vegetais, frutas, cereais integrais e leguminosas e seja livre de açúcares e ultraprocessados é extremamente benéfica à saúde intestinal.
Alimentos fermentados
Alimentos fermentados, como Kimchi (conserva de legumes coreana), Kombucha, queijos e conservas, possuem um nível saudável de prebióticos e probióticos, ambos essenciais para a saúde do microbioma intestinal.
+ Saiba o que é Kombucha e qual é o seu impacto na saúde
Descanso ao intestino
Ao consumir três refeições diárias em intervalos espaçados, dá-se ao organismo tempo para a digestão, reduzindo inchaços e desconfortos.