Profissionais destacam técnicas que eliminam inchaço e poderiam auxiliar Joelma

Sinusite bacteriana: conheça doença que causou inchaço e afastou Joelma dos palcos
Rosto inchado, sequelas da Covid e estética: saiba tudo sobre a internação de Joelma Foto: Montagem reprodução Instagram

Após Joelma aparecer com o rosto completamente inchado em decorrência da Covid-19, conforme a assessoria da cantora, a preocupação com o assunto revigorou entre boa parte do público. Entretanto, é importante destacar que condições como fatores hormonais, excesso de sódio, desidratação, problemas cardiovasculares, falta de atividade física, insuficiência renal ou hepática e até alguns medicamentos também podem ocasionar a retenção de líquido.

+ É normal? Especialista explica excesso de pelo em Gretchen

+ O que é distensão abdominal e como tratar

Assim como aconteceu com Joelma, qualquer inchaço exige atenção e, em alguns casos, acompanhamento médico. Contudo, além do tratamento individual recomendado pelo profissional de saúde, algumas técnicas podem auxiliar no processo — desde que haja a devida recomendação.

Segundo Michele Nishioka, fisioterapeuta dermatofuncional da Ibramed Brasil, o inchaço da cantora pode estar relacionado a três fatores: processo inflamatório intenso, capaz de desencadear trombose na microcirculação; uso de altas doses de corticoides; ou interação da vacina com preenchedores faciais de ácido hialurônico (fator já apontado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP)).

Para as duas últimas hipóteses citadas, a profissional destaca ser possível atuar com algumas técnicas (estéticas/dermatológicas) em conjunto com o tratamento médico. Nesses casos, ela recomenda procedimentos como laser ou LED infravermelho de baixa intensidade, drenagem linfática manual, micro corrente ou tecarterapia no modo pulsado.

Contudo, as massagens se destacam, pois podem ser feitas diariamente e, quando realizadas com as devidas técnicas, oferecem benefícios a curto e longo prazo. 

Benefícios da massagem vão além de eliminar o inchaço

Profissionais destacam técnicas que eliminam inchaço e poderiam auxiliar Joelma
Freepik

No corpo ou no rosto, as massagens estimulam a circulação sanguínea, eliminam o inchaço e favorecem o rejuvenescimento. Além disso, embora tenham efeitos imediatos, os resultados são graduais, conforme manutenções — que podem ser realizadas em casa manualmente com técnicas de automassagem.

 + Como fazer um spa em casa para se reconectar consigo

Os benefícios não se limitam a retenção de líquidos. Por isso, Thais Andrade, esteticista, especialista em massagem e artista da Loveena, recomenda: “Quanto mais cedo começar, melhor”.

Conforme destaca a profissional, a prática ainda libera hormônios como serotonina e endorfina, responsáveis pela satisfação, bem-estar e relaxamento, conjunto necessário nos cuidados diários.

Diante dos benefícios citados, a Loveena, clínica estética queridinha das famosas e especialista em tratamentos com resultados naturais, inclui a massagem em diferentes protocolos, inclusive na limpeza de pele

+ Famosas aderem a procedimentos com resultados naturais em clínica na capital paulista

Andrea Souza, que também é especialista no assunto e atua como artista na clínica, destaca: “a massagem vem para melhorar a condição muscular, a circulação sanguínea e linfática, visando aprimorar o funcionamento das células e desintoxicar o tecido. Com isso, causa resultado imediato, amenizando linhas de expressão, promovendo efeito lifting e melhorando a saúde da pele e dos músculos a longo prazo”.

Em especial, para pessoas que, assim como Joelma, sofreram retenção de líquido pós-Covid, Andrea reforça os benefícios da técnica de drenagem linfática. Segundo ela, o método é terapêutico e, a partir de movimentos suaves, atua no sistema linfático, “ajudando a eliminar o excesso de líquidos e toxinas presentes na derme, segunda camada da pele, amenizando o inchaço e desintoxicando o tecido”, conclui.