05/10/2023 - 14:12
Eslovênia Marques se submeteu a uma Lipo LAD em janeiro deste ano. Nas redes sociais, ela tem compartilhado o resultado, que rende elogios pela naturalidade do procedimento, segundo internautas. No entanto, uma técnica de enxertia muscular utilizada na cirurgia plástica da ex-BBB preocupa alguns membros da sociedade médica.
À ISTOÉ Gente, André Maranhão, cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro (SBCP-RJ), declarou que a técnica em questão é chamada de Ugraft, que consiste em “colocar gordura dentro dos feixes musculares abaixo da fáscia (tecido conjuntivo do corpo) de revestimento”. “É uma técnica recente, que já existe suporte científico, mas ainda demanda entender seu envelhecimento dentro do músculo”, pontuou.
Segundo informações do “Viva Bem”, o Conselho de Medicina repudia a técnica, visto que pode ocorrer de pequenos pedaços de gordura se desprender do vaso sanguíneo e atingir outros órgãos, entre eles o pulmão ou o cérebro, levando a uma obstrução do fluxo de sangue. Nesse caso, pode desencadear consequências como trombose, embolia pulmonar ou até um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Contudo, o André informou que “as consequências a longo prazo ainda estão em estudo, mas os resultados iniciais sugerem aumento e regeneração muscular com a integração da gordura no local”. Conforme ele, o maior risco é quando a técnica não é realizada com ultrassom de controle e sem devidos os cuidados necessários por parte do profissional responsável.
“As especialidades cirúrgicas estão caminhando para a redução de tempo e invasibilidade. Técnicas como essa vão em sentido contrário, pois aumentam em muito o tempo cirúrgico e demandam equilíbrio em relação às áreas anexas, exigindo atuar em braços, pernas e peitoral, em caso de homens”, observou o médico.
Por fim, destacou que toda cirurgia plástica pode ter riscos à saúde. Para minimizá-los, a recomendação é procurar por um(a) cirurgião plástico de formação completa pela SBCP com registro de qualificação de especialista (RQE) pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Como alternativa mais segura para conquistar massa muscular e definição, a indicação é realizar dieta balanceada, sob orientação nutricional, e atividades físicas, com ênfase em musculação. De procedimento cirúrgico, André indica a própria lipo LAD, porém sem enxertia de gordura em planos musculares, apenas subcutânea – técnica um pouco mais segura.
Eslovênia e clínica responsável pelo procedimento rebatem o assunto
Após a repercussão, a influenciadora e a clínica responsável pelo procedimento, JK Estética Avançada, rebateram a informação, explicando a segurança do procedimento realizado pelos profissionais responsáveis.
“Segundo a equipe médica da clínica JK Estética Avançada, a técnica UGraft corresponde ao uso do ultrassom para realizar enxertos intra-musculares, usado por cirurgiões plásticos de vanguarda, que se mantêm atualizados. O uso do ultrassom em cirurgia plástica, especificamente em procedimentos de enxerto de gordura, pode oferecer diversos benefícios. O ultrassom é uma técnica avançada que pode melhorar a precisão e a eficácia desses procedimentos. Abaixo cito alguns benefícios deste procedimento”, explicou a clínica.
A equipe esclareceu, ainda, que os atendimentos e procedimentos realizados são personalizados para a segurança e satisfação de cada paciente, e todas as cirurgias são realizadas em hospitais com a devida estrutura, prezando pela saúde e bem-estar dos pacientes. “A segurança dos pacientes vem sempre em primeiro lugar”, ressaltou.
Em nota, a equipe da ex-BBB também se manifestou sobre o assunto: “Os riscos apontados não condizem com o procedimento de lipoaspiração feito na influenciadora no início do ano. Na ocasião, foi realizada uma LAD Avançada associada a UGraft, que melhora a definição muscular e, quando realizada de forma correta, não apresenta riscos de embolia, como informa a Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (Brazilian Association of Plastic Surgeons)”.
“A lipoaspiração realizada na influenciadora, apesar de ainda apresentar riscos comuns dos procedimentos cirúrgicos, foi executada de forma segura e profissional, de modo a não expor a influenciadora a nenhum dos riscos mencionados”, completou a nota publicada no Instagram de Eslovênia.