Teatros ucranianos cancelam espetáculos baseados em Woody Allen

ROMA, 27 AGO (ANSA) – Diversos teatros na Ucrânia decidiram cancelar espetáculos baseados em roteiros do cineasta Woody Allen, após a participação remota do americano na Semana Internacional de Cinema de Moscou, na Rússia.   

De acordo com o Ukrainska Pravda, o Teatro Maria Zankovetska, em Lviv, cancelou as apresentações de “Bullets Over Broadway”, um musical baseado no roteiro do diretor vencedor do Oscar.   

Já em Chernivtsi, o Teatro Acadêmico Regional Ucraniano de Música e Drama Olha Kobylianska resolveu não apresentar ao público “Uma Comédia de uma Noite de Verão: Ou Quão Sem Sentido É Toda a Raça Humana”.   

Em Kiev, capital ucraniana, o Teatro Molodyy cancelou as exibições de “Riverside Drive”.   

“Condenamos a participação do diretor americano Woody Allen na Semana Internacional de Cinema de Moscou. A cultura não pode servir de disfarce para crimes”, declarou o teatro.   

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia criticou Allen e descreveu a participação do diretor no festival de cinema de Moscou como “uma vergonha e um insulto”.   

O americano, que participou de um painel apresentado por Fyodor Bondarchuk, aliado político de Vladimir Putin, presidente russo, mencionou em uma entrevista ao The Guardian que o chefe do Kremlin está “totalmente errado”, mas avaliou que “interromper conversas artísticas não é uma boa maneira de ajudar”. (ANSA).