Tecnologia

Teatro para todos os ouvidos

Com óculos de realidade virtual, um smartphone e o uso da inteligência artificial, surdos conseguem assistir a peça de teatro com legendas em tempo real

Um projeto desenvolvido pela Samsung está ajudando deficientes auditivos a ter mais acesso à cultura em São Paulo. Trata-se do Teatro Para Todos os Ouvidos, uma iniciativa da multinacional que disponibiliza óculos de realidade virtual (Samsung Gear VR) – para que surdos consigam assistir a uma peça de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Assista à matéria em vídeo

“Essa iniciativa foi pensada com o objetivo de tornar a arte acessível para todos e é um projeto do qual temos um enorme orgulho. Mais uma vez, a Samsung utiliza a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e incentivá-las a irem além e ultrapassarem barreiras que antes pareciam impossíveis”, afirma Andréa Mello, diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Óculos Gear VR é usado para exibir legendas da peça (Crédito:Divulgação)

Realizado pela primeira vez no ano passado, o projeto volta nesta nova fase proporcionando uma vivência ainda mais completa do teatro para as pessoas com deficiência auditiva.  No teatro, o surdo ou pessoa com deficiência auditiva terá à disposição um smartphone e um Samsung Gear VR. Os aparelhos permitem que o deficiente auditivo acompanhe em tempo real a peça e veja legendas das falas dos atores.

Um programa de inteligência artificial identifica o que diz o elenco e converte o diálogo em um vocabulário simplificado, próprio à comunidade surda, inserindo as frases no visor do óculos.

A peça “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, acontece no Teatro Novotel Jaraguá, no Centro de São Paulo. Os surdos que participarem das sessões do Teatro para Todos os Ouvidos poderão ser contemplados com bolsas de estudos do Projeto Gestos para o curso de teatro em LIBRAS da escola Recriarte – limitado a dezesseis bolsas.

SERVIÇO

Teatro Para Todos os Ouvidos para surdos e pessoas com deficiência auditiva

Peça – O Arquiteto e o Imperador da Assíria

Apresentações – Dias 13 e 27 de abril, 11 e 18 de maio de 2018, 8 e 22 de junho, 6 e 20 de julho, 17 e 31 de agosto, 14 e 28 de setembro e 5 de outubro, sempre às 21h.

Local – Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71 – Centro

Preço: R$ 50 inteira / R$ 25 meia.