O diretor Nelson Baskerville estreia no sábado, 1º de novembro, o espetáculo ‘17x Nelson – onde os canalhas pagam por seus crimes’. A montagem, que fica em cartaz no Espaço Barra, em São Paulo, até o fim do mês, reúne fragmentos originais das 17 peças escritas pelo dramaturgo Nelson Rodrigues. No palco, 18 artistas de diferentes formações interpretam 50 personagens.
- Todas as peças: o espetáculo ‘17x Nelson’ reúne em uma única montagem fragmentos de todas as 17 peças de Nelson Rodrigues.
- Foco na justiça: a direção de Nelson Baskerville dá destaque à “falha trágica” dos anti-heróis, mostrando os “canalhas” sofrendo as consequências de seus crimes.
- Contexto: a peça encerra uma trilogia de 20 anos do diretor dedicada a revisitar a obra do dramaturgo.
- Estreia: a temporada ocorre aos sábados e domingos de novembro no Espaço Barra, em São Paulo, com estreia no dia 1º.
Segundo o diretor Nelson Baskerville, o diferencial da montagem é a narrativa que mostra, em quase todas as cenas, os “canalhas” sofrendo as consequências de seus atos. A peça busca um diálogo com o momento político atual, sem a ambição de ser panfletária, revelando o “lado hediondo que todo ser humano possui”.
Estamos vivendo realmente o final de uma tragédia, e espero que dessa vez os canalhas paguem por seus crimes.
Nelson Baskerville, diretor
Esta é a terceira edição de um projeto artístico criado em 2005 por Baskerville e a AntiKatártiKa Teatral (AKK) para revisitar a obra de Nelson Rodrigues. As montagens anteriores foram ‘O Inferno de Todos Nós’ (2005) e ‘Se não é eterno, não é amor’ (2012).
Baskerville defende a relevância da obra do dramaturgo para a sociedade brasileira. “Já disse várias vezes, Nelson Rodrigues tinha de ser estudado nas escolas, assim como o inglês é alfabetizado com Shakespeare (…). O ensino médio deveria ter uma matéria sobre Nelson Rodrigues para entendermos a sociedade”, afirma o encenador.
A montagem não segue uma ordem cronológica, apresentando um “grande desfile de personagens e situações” com um elenco formado em sua maioria por jovens atores. O cenário, do próprio Baskerville, utiliza estruturas móveis, e os figurinos, de Davi Parizotti, misturam elementos dos anos 40 a 80 com peças contemporâneas. A trilha sonora vai da ópera à música eletrônica.
O elenco de 18 artistas conta com preparação de Brunna Martins, que também atua como diretora assistente, repetindo a parceria com Baskerville após trabalhos como ‘Bonitinha, mas ordinária’ e ‘A Médica’.
Serviço
- Espetáculo: ‘17x Nelson – onde os canalhas pagam por seus crimes’
- Estreia: 1º de novembro (sábado), às 19h
- Temporada: de 1º de novembro a 30 de novembro
- Sessões: sábados, às 19h; domingos, às 20h
- Local: Espaço Barra (Rua Barra Funda, 519 – São Paulo/SP)
- Duração: 120 min.
- Classificação: 18 anos
- Ingressos: R$ 60 (inteira); R$ 30 (meia), por meio da plataforma Sympla