A vida de Edinho Meteoro acaba de mudar para sempre: ele foi convocado para a Seleção Brasileira de 2026 e é o primeiro jogador abertamente gay a atingir tal feito. Agora, precisa reunir coragem para enfrentar um país inteiro, uma federação homofóbica e colegas de time que claramente não desejam sua presença ali. Esta é a sinopse do livro ‘Te Vejo Na Final’, o segundo romance do escritor sergipano Ayslan Monteiro, que apresenta sua nova obra em meio às discussões sobre diversidade em campo.
O tema, ainda pouco discutido, ganhou os holofotes da imprensa mundial com a realização da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, país que considera crime as relações homoafetivas. E, para além da problemática envolvendo o anfitrião do campeonato, os números mostram que o tabu se estende mundo afora, já que entre os 831 atletas convocados para a Copa, não há nenhum jogador LGBTQIA+.
Enquanto isso, no recorte nacional, um levantamento feito pelo coletivo de torcidas Canarinhos LGBTQ+ aponta que, entre 2020 e 2021, foram registrados ao menos 62 casos de homofobia no futebol brasileiro.
“Resolvi lançar o livro este ano devido a proximidade com a Copa no Qatar, porque nunca antes foi tão discutida a diversidade dentro do futebol. Muito como resultado das declarações homofóbicas envolvendo o governo do Qatar e da falta de iniciativa da FIFA com relação a isso. É o momento de falarmos sobre diversidade dentro e fora dos campos” explica Ayslan Monteiro, autor da obra.
“Essa é uma história de amor, resistência e futebol. Um livro sobre armários impostos e espaços que ainda não foram ocupados. Perfeito para quem adorou “Carrie Soto Está de Volta” da Taylor Jenkins Reid e “Vermelho, Branco e Sangue Azul”, o sucesso estrondoso da Casey McQuiston” comenta.
Publicado de forma independente pelo escritor, ‘Te Vejo Na Final’ já está à venda e pode ser adquirido no site da Amazon por R$ 10,99.