Além de mandarem muito bem dentro de campo, os jogadores de futebol precisam se preocupar com a preservação de seus nomes e evitar se envolver em polêmicas. Mas, na realidade, isso acaba não acontecendo. Nomes como Neymar, Adriano Imperador, Cristiano Ronaldo, entre outros, acabaram tendo que prestar depoimentos na polícia por se meterem em confusão fora dos gramados.

O fato de os atletas se envolverem em polêmicas com a Justiça pode sujar as imagens deles a ponto de não fecharem contratos com grandes times de futebol, perder campanhas publicitárias e o principal: ter a imagem riscada com os torcedores e fãs, com isso, ficando tachado para sempre por conta de um erro que cometeu.

Conversamos com Higor Gonçalves, jornalista especializado em personal branding (gestão estratégica de marca pessoal). Ele fez uma análise do impacto que polêmicas e escândalos causaram nos últimos anos na imagem de jogadores famosos. O #TBT da IstoÉ Gente desta semana listou alguns craques que  fazem parte desse grupo e foram parar na delegacia. Confira!

1) Ronaldinho Gaúcho
Um dos jogadores mais talentosos do mundo, Ronaldinho Gaúcho demostrou habilidade e genialidade, colecionando prêmios e títulos por onde passou. Mas, a sua história no futebol não foi marcada somente por glórias. Se envolveu em escândalos que abalaram a própria reputação, sendo o caso dos passaportes falsos apenas o mais recente deles. A vida noturna agitada do craque sempre comprometeu a sua imagem. Pelas equipes por onde passou, esse era um assunto explorado pela imprensa e pelos torcedores. Baladeiro de carteirinha, alguns treinadores, inclusive, chegaram a afirmar em público que as noitadas do atacante costumavam atrapalhar o seu rendimento em campo.

2) Neymar Jr.
Em 2019, perdeu R$277 milhões do seu valor de mercado após a controvérsia gerada pela acusação de estupro movida pela modelo Najila Trindade. A denúncia somada à lesão sofrida em fevereiro do mesmo ano no Paris Saint-Germain, e ao corte da seleção brasileira após se machucar em amistoso contra o Catar, também em 2019, fizeram com que o craque tivesse um decréscimo de mais 63 milhões de euros no ano passado. Total de perdas: aproximadamente R$ 660 milhões.

3) Adriano Imperador
O histórico de polêmicas é imenso. Os dramas pessoais viraram uma marca registrada na vida do atacante. Desde que começou a ser convocado de forma regular para a Seleção Brasileira, após a Copa América de 2004, o Imperador chamou mais atenção pelos problemas pessoais do que pelos gols que, por anos, fizeram dele um dos principais jogadores de futebol do mundo. Poderia ter capitalizado melhor o seu talento se tivesse domado os próprios demônios. A fama não fez bem para a vida e para a carreira de Adriano Imperador.

4) Cristiano Ronaldo
Em 2019, o craque da Juventus se livrou de uma acusação de estupro feita pela modelo norte-americana Katheryn Mayorga por, provavelmente, ter entrado em acordo extrajudicial com a suposta vítima. Nunca foi esclarecido se houve ou não um pacto entre as partes. Fontes afirmam, no entanto, que Cristiano Ronaldo pagou uma fortuna à modelo. Se safou porque era inocente, ou porque “comprou” o silêncio da vítima? A dúvida e a mancha em sua imagem e carreira sempre existirão.

Ainda segundo o personal branding, ter uma boa reputação é fundamental. “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro”, ensina o livro bíblico de Provérbios. A recomendação, porém, não é acatada por parte dos jogadores de futebol famosos. Para além do espetáculo que realizam dentro das quatro linhas, muitos também vivem financeiramente da imagem que projetam fora delas”.

“Há muito tempo, o culto à celebridade superou a poderosa indústria do futebol. É relativamente comum, nos dias de hoje, os atletas ganharem mais com patrocínios, campanhas publicitárias e posts no Instagram, do que necessariamente jogando bola. Eis a razão pela qual eles precisam cuidar de modo profissional da imagem que projetam. Quaisquer deslizes, dentro e fora de campo, podem não apenas arranhar a reputação, mas, principalmente, comprometer a conta bancária”, concluiu Higor Gonçalves, jornalista especializado em gestão estratégica de marca pessoal.