ISTOÉ Gente

#TBT IstoÉ Gente: Relembre famosas que levantam a bandeira do empoderamento feminino

Crédito: Reprodução Instagram

Por serem figuras públicas e terem um grande poder de comunicação, famosas como Preta Gil, Bruna Marquezine, Taís Araújo, entre outras, aproveitam disso para reforçar o empoderamento feminino, a luta por respeito, direitos e oportunidades iguais para as mulheres.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado anualmente, no dia 8 de março, o #TBT da IstoÉ Gente desta semana fez uma lista que relembra algumas famosas que levantam a bandeira do empoderamento. Confira!

1) Preta Gil
Ela tem um nome forte quando o assunto é feminismo e empoderamento, a cantora sempre posta em seu Instagram foto em que aparece de biquíni, mostrando que as mulheres não precisam seguir nenhum padrão de beleza para ser aceitas ao que a sociedade impõe. Preta Gil também é militante das minorias sexuais e de raça.

2) Táis Araújo
Sempre levantando a bandeira do pelo empoderamento da mulher negra, a atriz Táis Araújo reforça a sua luta contra o racismo. Em 2015, ela foi alvo de comentários racistas na web e denunciou internautas à Polícia Federal.

3) Bruna Marquezine
Por ser muito famosa e ter uma grande exposição na mídia, Bruna Marquezine é muito cobrada por seguidores e internautas. Falam do corpo da atriz por ela ser muito magra, da roupa que ela veste, enfim, de tudo. A famosa chegou a se manifestar algumas vezes em sua rede social para falar de Sororidade, que é uma união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo. Marquezine também fez um post sobre empoderamento feminino no qual destacou o feminicídio.

“Não queremos flores, queremos que parem de nos matar, que nos respeitem, queremos o fim da cultura do estupro, e acabar com ela é papel também dos homens. Não nos deseje um feliz dia ou um raso parabéns, diga ao seu amigo que a piada machista dele não tem graça, que não é correto compartilhar aquele vídeo na tentativa de rebaixar uma mulher por ser dona do seu desejo, nem rotula-la pela roupa que veste, pelo modo que fala ou pela maneira que se comporta. E ainda quando possível lute com ela pela equiparação de seus salários se estiverem exercendo a mesma função. Troque os textões por empatia e respeito diário!”

4) Marina Rui Barbosa
Sempre que pode, a atriz Marina Rui Barbosa usa o seu perfil na rede social para empoderar mulheres. Em uma de suas publicações ele escreveu o seguinte trecho: “Esse dia existe para relembrar nossas conquistas sociais, políticas e culturais ao longo dos anos. (Tudo bem que ainda falta muito, mas…) E pra relembrar também o quanto devemos unir nossas forças. Vamos desaprender o que a sociedade ensinou sobre as mulheres. Precisamos juntas desconstruir essa rivalidade que criaram entre nós. Comece por VOCÊ a mudança que quer ver em outra mulher.”

5) Fernanda Lima
A apresentadora e modelo Fernanda Lima, que apresentou o programa Amor & Sexo na Globo por alguns anos, sempre que pode rebate assuntos como liberdade sexual e violência contra a mulher, entre outros. “A gente acredita na igualdade de direitos entre homens e mulheres. Para quem não sabe, isso é feminismo. Chega de ‘mimimi’ machista”.

6) Samara Felippo
Conhecida por ser superfeminista e fazer de tudo para criar as duas filhas com todas as premissas da luta pela igualdade de gênero, a atriz Samara Felippo deu uma entrevista para a revista Glamour da qual falou sobre o seu posicionamento sobre o tema.

“A partir do momento que eu me enxerguei feminista, não incitando a rivalidade entre mulheres, dando as mãos às outras, e não julgando (somos ensinadas a fazer isso), passei a me cobrar menos em relação ao meu corpo. “Hoje me encontro em um momento fitness, mas é uma questão de saúde, de bem-estar. O feminismo me empoderou de verdade.”

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel