O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou novas medidas emergenciais para o show da cantora Taylor Swift, que se apresenta no Estádio Nilton Santos (Engenhão) neste sábado, 18. O show que abriu a The Eras Tour ontem, 17, foi marcado por tragédia: uma fã morreu com parada cardiorrespiratória após onda de calor e desidratação durante a apresentação. A falta de água no local foi motivo de reclamação no evento, que não permitia que os fãs entrassem com garrafas.

+ Taylor Swift parou show para pedir distribuição de água; fã morreu em estádio no Rio

“Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show. Já posso adiantar as seguintes medidas que eles devem anunciar ainda na manhã de hoje”, disse o prefeito. Entre as determinações, estão:

  • antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol;
  • novos pontos de distribuição de água;
  • aumento de numero de brigadistas;
  • aumento de ambulâncias.

A organização do evento é da empresa T4F, que emitiu nota sobre o ocorrido na manhã deste sábado. Confira a nota abaixo:

“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito”, disse a empresa.

Até o fechamento desta matéria, a empresa não respondeu a respeito de novos protocolos de segurança, distribuição de água ou autorização para entrada de garrafas no local.

Fã morreu durante show

Uma fã morreu  durante o show nesta sexta. Identificada como Ana Clara Benevides, a jovem sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. Ana tinha 23 anos saiu de Minas Gerais para o show no Rio.

Após a cantora iniciar a apresentação, Ana começou a passar mal, segundo relatos. A jovem estava na grade do show quando desmaiou e foi atendida pelos bombeiros. Ela foi reanimada ainda no estádio, mas teve uma segunda parada cardíaca a caminho do Hospital Municipal Salgado Filho, na zona norte da capital fluminense.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, mandou investigar a falta de água para consumidores em shows. No Twitter/X, várias pessoas reclamaram do calor e da falta de água potável no local.