ROMA, 8 JAN (ANSA) – A taxa de desemprego na Itália chegou a 5,7% em novembro de 2025, queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, e atingiu o menor valor desde o início da série histórica, em 2004.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat), que diz que o índice de desocupação entre os jovens de 15 a 24 anos teve redução de 0,8 ponto, para 18,8%.
Ainda de acordo com o Istat, a taxa de ocupação caiu 0,1 ponto percentual, para 62,6%, enquanto a de inatividade subiu 0,1 ponto, para 33,5%.
Além disso, o número de pessoas empregadas na Itália atingiu 24,188 milhões em novembro, queda de 34 mil unidades em relação a outubro de 2025, porém aumento de 179 mil na comparação com igual período de 2024.
Os resultados do mercado de trabalho foram celebrados pela premiê Giorgia Meloni com uma publicação nas redes sociais. “Os dados mais recentes confirmam um sinal importante: o desemprego caiu para os níveis mais baixos desde o início dos registros, e o emprego continua a crescer ano após ano. Esses resultados refletem o trabalho diário de empresas, trabalhadores e profissionais, e o esforço conjunto para tornar o sistema produtivo italiano mais robusto e competitivo, mesmo em um ambiente complexo”, disse. (ANSA).