ROMA, 30 JAN (ANSA) – A taxa de desemprego na Itália caiu para 5,6% em dezembro de 2025, registrando uma redução de 0,1 ponto percentual em relação a novembro e atingindo o menor valor desde o início da série histórica, em 2004.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).
Segundo o Istat, 24,142 milhões de pessoas estavam empregadas na Itália em dezembro, um número ligeiramente inferior ao registrado em novembro, com 20 mil postos de trabalho a menos, mas 62 mil a mais em comparação com dezembro de 2024.
Com isso, a taxa de emprego foi de 62,5%, uma queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior.
O instituto também informou que o número de pessoas entre 15 e 64 anos que não estão ativas no mercado de trabalho aumentou em 31 mil, elevando a taxa de inatividade em 0,1 ponto percentual, para 33,7%.
Nas redes sociais, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, comentou os dados econômicos: “Mais notícias positivas sobre o mercado de trabalho. Os dados do Istat para dezembro confirmam um fato claro: a taxa de desemprego caiu para 5,6%, o nível mais baixo desde o início da série histórica em 2004”, escreveu ela.
Meloni destacou ainda que, “anualmente, o número de pessoas empregadas está aumentando e cada vez mais pessoas estão entrando no mercado de trabalho”.
“Esta é a direção certa: mais trabalho, mais estabilidade, mais oportunidades. Continuaremos neste caminho”, concluiu. (ANSA).