BRUXELAS (Reuters) – O crescimento econômico da zona do euro foi mais forte do que o anteriormente esperado no primeiro trimestre, mostraram nesta terça-feira dados revisados, e o emprego também aumentou, mostrando que a zona do euro expandiu no ritmo sólido visto no final de 2021 apesar da guerra na Ucrânia.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que o Produto Interno Bruto (PIB) dos 19 países que compartilham o euro subiu 0,3% no período de janeiro a março sobre os três meses anteriores, marcando um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Eurostat havia estimado anteriormente uma taxa de crescimento de 0,2% na comparação trimestral e de 5,0% na base anual.

Os dados mostram que a zona do euro expandiu nos três primeiros meses de 2022 no mesmo ritmo trimestral dos último trimestre de 2021, apesar da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, que perturbou as cadeias de abastecimento, atingiu a confiança e aumentou os preços da energia.

O crescimento do emprego no primeiro trimestre foi de 0,5% na comparação trimestral e de 2,6% sobre o ano anterior, disse a Eurostat, acelerando de 0,4% e 2,1% respectivamente nos três meses anteriores.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4G0GN-BASEIMAGE


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias