Tatuagem colorida pode trazer riscos à saúde e é proibida na Europa

Freepik
Foto: Freepik

As tatuagens coloridas são um charme, mas foram excluídas da União Europeia, após entrar em vigor nesta semana uma lei que proíbe a realização deste tipo de desenho sobre a pele. A decisão veio após constatação de agentes cancerígenos ou responsáveis por mutações genéticas encontrados em ao menos 4 mil produtos químicos usados por tatuadores do bloco de países.

+ Especialista alerta sobre os riscos do câncer de pele neste verão e como prevenir a doença

+ Sardas podem desencadear câncer de pele?

Segundo as autoridades, os ingredientes encontrados nessas tintas coloridas são proibidos pela regulamentação sanitária da União, pois podem expor as pessoas a risco de saúde. Entre os elementos químicos em questão está o álcool isopropanol.

A proibição inclui a maioria das cores utilizadas. Para o “National Public Radio”, o tatuador Mario Barth explicou que a decisão afeta cerca de 65 a 70% da paleta de cores dos tatuadores. 

Conforme informações do “The Swaddle”, a União Europeia alega que o objetivo “não é proibir a tatuagem, mas tornar mais seguras as cores usadas nas tatuagens e na maquiagem permanente”.

Os fornecedores de tintas têm até o dia 4 de janeiro de 2023 para encontrar produtos químicos aprovados pelo órgão regulador de produtos comercializados na UE.

Problemas de saúde desencadeados pela tatuagem colorida

O Cancer Council Australia destacou: “Não temos conhecimento de um caso de câncer relatado diretamente atribuível à tatuagem. No entanto, as evidências mostram que algumas tintas de tatuagem contêm substâncias cancerígenas.”

Segundo o jornal “India”, os riscos da tatuagem colorida à saúde ainda incluem:

• Complicação na ressonância magnética: condição não frequente. Durante a realização de exames de ressonância magnética, tatuagens coloridas ou maquiagem permanente podem causar inchaço ou queimação nas áreas desenhadas, além de poderem causar problemas na qualidade da imagem.

• Infecção cutânea e reações alérgicas: esse tipo de tatuagem também pode causar reações alérgicas, como coceira ou erupções cutâneas e, consequentemente, resultar em uma infecção de pele.