Tarifa de 10% contra Brics chegará ‘muito em breve’, diz Trump

WASHINGTON, 8 JUL (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (8) que os países do Brics precisarão pagar uma tarifa adicional de 10% “muito em breve”.   

O republicano fez o anúncio durante uma reunião de gabinete transmitida ao vivo na Casa Branca, em Washington. O magnata argumentou em seu discurso que o grupo foi criado para “machucar” os EUA.   

“Se eles estiverem no Brics terão de pagar 10%. Porque o Brics foi montado para nos machucar, para degenerar nosso dólar, e para derrubar o dólar como padrão. Está tudo bem, se eles querem jogar esse jogo, eu também posso. Então todo mundo que está no Brics vai ter uma tarifa de 10%. Muito em breve”, disse Trump, acrescentado que a moeda americana “continuará sendo rei”.   

A ameaça do mandatário americano aconteceu um dia depois do fim da reunião de líderes do grupo, formado por África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia. A cúpula ocorreu no Rio de Janeiro.   

Em sua reunião na Casa Branca, Trump avaliou que a União Europeia está “tratando muito bem” os EUA, relatando os contatos que teve com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Ele acrescentou que provavelmente está a dois de distância de enviar uma carta ao bloco, que especifica o valor das taxas sobre as exportações.   

Já em relação ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, Trump defendeu que tem um bom relacionamento com o gigante asiático, um dos Estados-membros do Brics. O republicano revelou que conversa “com frequência” com o mandatário de Pequim.   

Ainda sobre o tarifaço, Trump usou as redes sociais para esclarecer que não estenderá o prazo de 1º de agosto para a entrada em vigor das novas tarifas anunciadas para cerca de 15 países, após ter sinalizado uma possível flexibilização ontem (7).   

“De acordo com as cartas enviadas a vários países ontem, além das que serão enviadas hoje, amanhã e pelo próximo curto período, o pagamento das tarifas começará em 1º de agosto. Esta data não mudou e não mudará, não haverá prorrogações”, garantiu.   

O presidente dos EUA também declarou que as tarifas “não são uma mudança”, mas, sim, um “esclarecimento”. Trump afirmou que chegou o momento de seu país “receber dinheiro dos países que roubaram e riram” de Washington.   

Sanções contra Rússia – Em outra parte de seu encontro de gabinete, Trump levantou a possibilidade de aplicar sanções contra a Rússia.   

De acordo com o mandatário, o seu governo está “pensando nisso com muita seriedade”, mas não entrou em detalhes sobre quais medidas seriam. (ANSA).