Saúde da mulher

Realizar tarefas domésticas em conjunto pode melhorar a vida a dois, segundo estudo

Crédito: Freepik

Tarefas domésticas e responsabilidades relacionadas a filhos podem ser motivos de briga e estresse para muitos casais. Felizmente, uma nova pesquisa mostrou que aqueles que realizam tais obrigações juntos, ao invés de desempenhar cada tarefa separadamente, são mais felizes.

+ Relacionamento: entenda por que alguns casais ‘abandonam’ seus círculos sociais


+ 9 dicas para ter um relacionamento duradouro

Realizado pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o estudo descobriu que homens e mulheres em relacionamentos heterossexuais de longo prazo ficavam menos satisfeitos quando cada parceiro cuidava de algumas tarefas fixas, e mais felizes quando realizavam cada tarefa em conjunto. Entenda mais com informações da “Slice”.

A pesquisa

De acordo com o estudo, que analisou dados de casais pesquisados entre o final da década de 1990 e o começo dos anos 2000, realizar uma única tarefa em conjunto está ligado à satisfação do relacionamento. Além disso, casais que realizam tarefas em conjunto são mais propensos a dizer que sua divisão de trabalho é justa. 

O autor da pesquisa observa, no entanto, que não está claro se os casais mais satisfeitos são mais propensos a participar da divisão de tarefas ou se a divisão de tarefas leva à maior felicidade; apesar de a conexão ser aparente.

Ainda assim, é possível que compartilhar tarefas dessa maneira leve a um vínculo, maior senso de trabalho em equipe e possivelmente melhor comunicação. Dividir cada responsabilidade também pode criar maior empatia pelo que o outro parceiro está passando e pela quantidade de energia que ela exige, já que pode ser muito fácil subestimar os esforços envolvidos. 

Em suma, mudar a maneira como casais pensam sobre sua divisão de trabalho sem necessariamente mudar quanto tempo gastam em obrigações domésticas pode ser uma maneira simples de melhorar sua satisfação na vida a dois.