O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que se afastará do cargo de 26 de dezembro a 11 janeiro de 2026 para passar férias nos Estados Unidos. O afastamento foi registrado nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial do Estado, como “viagem para tratar de assunto de interesse particular”.
No período de 17 dias, o Palácio dos Bandeirantes será chefiado por Felício Ramuth (PSD). O vice-governador é cotado para assumir o governo paulista em definitivo a partir de abril, caso Tarcísio renuncie para concorrer à Presidência da República.
Esse cenário era mais provável quando Jair Bolsonaro (PL) foi condenado por uma tentativa de golpe de Estado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e Tarcísio se movimentava pelo posto de sucessão eleitoral do ex-presidente.
Com a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Palácio do Planalto anunciada, o bolsonarismo se afasta do governador paulista, que por sua vez se aproxima da candidatura à reeleição. Em entrevista à IstoÉ, Felício Ramuth prometeu seguir o caminho definido pelo titular nas eleições de 2026.