Tarcísio se afasta do governo de SP para tirar férias nos EUA

Governador ficará fora do cargo até 11 de janeiro de 2026

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que se afastará do cargo de 26 de dezembro a 11 janeiro de 2026 para passar férias nos Estados Unidos. O afastamento foi registrado nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial do Estado, como “viagem para tratar de assunto de interesse particular”.

No período de 17 dias, o Palácio dos Bandeirantes será chefiado por Felício Ramuth (PSD). O vice-governador é cotado para assumir o governo paulista em definitivo a partir de abril, caso Tarcísio renuncie para concorrer à Presidência da República.

Esse cenário era mais provável quando Jair Bolsonaro (PL) foi condenado por uma tentativa de golpe de Estado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e Tarcísio se movimentava pelo posto de sucessão eleitoral do ex-presidente.

Com a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Palácio do Planalto anunciada, o bolsonarismo se afasta do governador paulista, que por sua vez se aproxima da candidatura à reeleição. Em entrevista à IstoÉ, Felício Ramuth prometeu seguir o caminho definido pelo titular nas eleições de 2026.