O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta sexta-feira, 28, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves como substituto de Guilherme Derrite na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Derrite deixará a pasta para retornar à Câmara dos Deputados, onde é o responsável pela relatoria do PL Antifacção.
Atual secretário executivo da Pasta, Nico, como é conhecido pela corporação, venceu a disputa interna contra o Coronel Marcello Streifinger, hoje secretário de Administração Penitenciária (SAP) e que também estava cotado para o cargo.
Quem é Osvaldo Nico Gonçalves
Nico é bacharel em Direito e especialista em Polícia Judiciária. Ingressou na Polícia Civil como investigador, cargo para o qual foi habilitado em 1979.
Passou por diversos departamentos como DECAP, DHPP, DEIC e GARRA e, após se formar delegado, em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil
Em 2019, assumiu o cargo de primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE). Em abril de 2022, foi nomeado Delegado-Geral de Polícia, o mais alto posto da Polícia Civil de São Paulo.
Desde 2023, exerce funções estratégicas na Secretaria de Segurança Pública (SSP) e será responsável por conduzir a continuidade das políticas de combate ao crime organizado e de valorização das forças policiais.
O delegado já atuou em grandes casos, como o sequestro da filha do apresentador Silvio Santos, em 2021, e a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor da família Bolsonaro, em 2020.