Vencedor da eleição na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo no último domingo, 30, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem reconhecido o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), como um dos mais importantes aliados no segundo turno eleitoral para sacramentar sua vitória frente ao petista Fernando Haddad.

Em determinadas rodas reservadas do meio político paulista, Tarcísio tem feito elogios a Orlando, destacando-o como um dos prefeitos que mais se engajou e mobilizou apoios e ações na corrida pela cadeira do Palácio dos Bandeirantes.

Em seu segundo mandato como prefeito de São Bernardo, e com uma gestão bem avaliada, Morando chegou a ter seu nome cogitado para a disputa da eleição para o governo paulista, mas não aceitou a indicação, afirmando que o seu compromisso era seguir administrando o município para o qual foi eleito prefeito em 2016 e reeleito em 2020, com quase 70% dos votos válidos.

Um dos pontos de reconhecimento de Tarcísio a Orlando Morando foi exaltado pela escolha de agenda do então candidato do Republicanos, que decidiu fazer seu último ato de campanha antes da eleição na cidade de São Bernardo, com a realização de uma carreata, seguida por encontro na Praça da Matriz (Centro) e que mobilizou grande apoio popular. Para os coordenadores da campanha de Tarcísio, esse evento em São Bernardo foi fundamental para a vitória no Estado.