O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou o nome do coronel Ricardo Mello Araújo (PL) como vice na chapa do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) para as eleições deste ano. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 21, durante a assinatura para obras na linha 5-lilás do Metrô.
Mello Araújo foi uma indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que determinou a escolha do vice em troca de apoio a Nunes. Além do militar, estavam cotados para a vice do emedebista o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União Brasil), e a ex-secretária estadual da Mulher Sonaira Fernandes (PL).
Ex-coronel da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), Mello Araújo sofria resistências de partidos que integram a base de Nunes. Na avaliação de alguns correligionários, a inclusão do militar poderia colocar a candidatura do emedebista mais à direita que ao centro, como querem aliados do prefeito.
As arestas foram aparadas durante um jantar realizado na quarta-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes. Comandantes das legendas conversaram com Tarcísio e Nunes. No encontro, os partidos deram o aval para o militar.
A decisão pelo coronel ainda contou com o “ok” de Tarcísio, que acatou o pedido de Bolsonaro. F oi o próprio governador que articulou a aceitação dos partidos centristas ao nome de Mello Araújo.
Além de comandar a ROTA, Ricardo Mello Araújo atuou como assessor militar da Secretaria de Segurança Pública do estado na gestão Geraldo Alckmin. Em 2019, o coronel assumiu o controle da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), a mando de Jair Bolsonaro.