Tarcísio alertou Bolsonaro sobre risco de derrota nas eleições para o Senado

Em encontro na Papudinha, governador paulista apontou preocupação com formação de chapa e defendeu nome do Centrão para fazer dupla com Guilherme Derrite

Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Tarcísio de Freitas (Republicanos) Foto: PABLO JACOB / GOVERNO DE SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), alertou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a preocupação com a chapa do Senado no estado e defendeu um nome do Centrão para fazer dobradinha com Guilherme Derrite (Progressistas-SP). A conversa aconteceu durante a visita de Tarcísio a Bolsonaro na Papudinha na última semana.

Aliados que souberam do teor da conversa afirmaram que o governador paulista defendeu a necessidade de fazer um bom trabalho para conquistar ao menos uma cadeira no Salão Azul. Caso o trabalho não agrade, Tarcísio alertou para a possibilidade de perder as duas cadeiras dedicadas a São Paulo.

+ Flávio é ‘melhor candidato’ contra Lula do que Jair Bolsonaro, diz pesquisador

A tese defendia por Tarcísio é o mesmo argumento usado por aliados. Como mostrou a IstoÉ, pessoas próximas do governador paulista defendem um nome moderado para compor a chapa ao Senado. O cálculo feito pela cúpula é que lançar dois candidatos bolsonaristas poderia afastar os eleitores, deixando o PT mais próximo de conquistar as duas cadeiras. Essa tese foi repassada por Tarcísio a Bolsonaro na visita da última semana.

A direita prevê que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disputará o Senado neste ano, e não o governo de São Paulo, como está sendo sondado. A conta de aliados de Tarcísio é que uma das cadeiras do Salão Azul ficaria com ele. A outra candidata tende a ser Marina Silva (Rede-SP), que atualmente comanda o Ministério do Meio Ambiente.

Ainda não há o segundo nome para fazer frente aos dois adversários. As negociações devem avançar apenas nas próximas semanas. Enquanto isso, Derrite segue sendo o preferido e a prioridade do Palácio dos Bandeirantes para a disputa ao Senado.