Tarado Ni Você: o bloco de carnaval que mexe com São Paulo ao propor novas cores, mais alegres e transformadoras, sobre o cinza da cidade

Tarado Ni Você: o bloco de carnaval que mexe com São Paulo ao propor novas cores, mais alegres e transformadoras, sobre o cinza da cidade

Tarado Ni Você é um megabloco de carnaval formado por um coletivo de artistas que reinventou a estética do carnaval de São Paulo. Com nove anos de existência, o projeto homenageia a vasta obra do cantor e compositor Caetano Veloso e, anualmente, reúne seus foliões no sábado de carnaval no icônico cruzamento das avenidas Ipiranga com São João. No último ano de desfile arrastou 100 mil pessoas pelas ruas do centro da capital paulista, como se toda a população de Mairiporã viesse cantar e dançar Caetano nas ruas.

 

Neste sábado, dia 14 de janeiro, o bloco lançou o tema de 2023: “Gogóia”. É uma homenagem à Gal Costa, que gravou a canção “Fruta Gogóia” no celebrado disco “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor”, de 1971. O lançamento reuniu artistas como Felipe Catto, Samba de Dandara, Deekapz, Grace Kelly, Miss Tacacá, dentre outros.

 

 

A cidade como playground

 

 

O bloco Tarado Ni Você também tem como premissa reconectar as pessoas com o espaço urbano através de experiências inesquecíveis. Algumas são icônicas, como a chuva de bolas douradas do Theatro Municipal, o trio transformado num arco-íris de fumaça colorida, a roda de samba na cobertura do Edifício Martinelli, e até um ensaio aberto dentro do túnel das avenidas Paulista com Consolação. O projeto acredita que as experiências criadas no campo afetivo e de maneira coletiva são como fórmulas para se imaginar novos e possíveis mundos.

 

Ao longo dos últimos anos, o bloco encantou a cidade com seus carnavais temáticos, sempre com um olhar atento para o Brasil, para a nossa época e nossos desejos de mundo. A escolha do tema do ano é o que move os organizadores a criarem narrativas brincantes.  E ao final tudo sempre se torna uma experiência única e de reconexão com a cidade. Aqui estão os temas das festas que dominaram as ruas nos últimos anos.

 

2014 – Vamos Comer Caetano

2015 – Vamos Comer Caetano

2016 – Somos Todos Tieta

2017 – Tropifagia

2018 – Profane + Caetano Veloso & Tarado Ni Você 2019 – Gente é Pra Brilhar

2020 – Terra Transe

2022 – Fúria y Sonho

2023 – Gogóia

 

 

Memória afetiva e um repertório impecável

 

Com uma banda formada por integrantes apaixonados pelo carnaval e profundos conhecedores da obra de Caetano Veloso, o repertório das apresentações musicais é sempre composto por dezenas de músicas de Caetano, revisitadas e tocadas sob os ritmos de samba reggae e afoxé, incluindo também hits autorais como “A Rua Chama”, “Profane” e “Terra Transe”, todas disponíveis nas plataformas digitais.

 

Como o próprio Caetano já disse após tocar com o Tarado Ni Você em 2018: “Parece até carnaval da Bahia!”. Dentro desse universo musical proposto pelo bloco, também já participaram de seus shows artistas como Duda Beat, Luedji Luna, Xênia França, Uriass, Larissa Luz, e a ex-BBB Linn da Quebrada.

 

Em 2023, para além de todas as festividades que envolvem a temporada de pré-carnaval, o desfile oficial do Tarado Ni Você já tem data e hora marcada: Será no dia 18 de fevereiro, com concentração às 10h na icônica esquina das avenidas Ipiranga com São João, imortalizadas pela música “Sampa”.

 

 

Gogóia: Uma homenagem à Gal Costa e o desejo de um novo mundo

 

 

O Brasil é uma fruta gogóia. O Brasil é Gal. Caetano. Uma moça, uma jóia.

Uma chuva que molha e refresca bem. É Gitá Gogóia. É Raul. O Brasil é astral. É movimento tropical. Em 2023 teremos o carnaval dos carnavais. O primeiro depois de uma pandemia. Um ano com um novo governo. Um ano sem Gal.

 

Um país novo conquistado na Fúria y Sonho, pronto para ser saboreado como essa fruta fresca do agreste que brota em meio a tantos espinhos e carrega em si as cores do seu processo de amadurecimento: verde, amarelo e vermelho. Uma fruta que dá os contornos desse novo Brasil. Um Brasil Gogóia, com todo o gozo, beleza, malemolência e felicidade que durante os últimos anos foram arrancados por tantos atravessamentos. Se em 1960 o Tropicalismo surgiu como resistência política e artística, em 2023 “Gogóia” surge como vislumbre de um novo mundo. Um novo país, uma nova terra. Sejamos então, os gogoístas dessa nova era!

 

 

SERVIÇO @blocotaradonivoce

Bloco Tarado Ni Você

18 de fevereiro de 2023 ( sábado)

Horário: a confirmar pela prefeitura

Av. Ipiranga x Av. São João

Trajeto: Av. Ipiranga > Pça da República > Av. São Luís > Rua da Consolação > Rua Cel. Xavier de Toledo > Theatro Municipal (Pça Ramos de Azevedo) > Rua Conselheiro Crispiniano > Av. São João > Av. Ipiranga x Av. São João