A volta do Talibã ao poder no Afeganistão, em agosto de 2021, trouxe várias preocupações para a população, principalmente para meninas e mulheres. Uma delas era a proibição de educação nas escolas para as meninas secundaristas. As portas foram fechadas logo no início do regime. Nesta quarta-feira (23), parecia que a situação iria mudar. Isso porque a data estava marcada pela reabertura das escolas para elas.
“Todos os alunos que estamos vendo hoje estão muito felizes e estão aqui de olhos abertos”, disse à AFP Latifa Hamdard, diretora da Gawharshad Begum High School, em Herat.
O governo impôs condições para a volta, como a garantia que as escolas para meninas de 12 a 19 anos fossem segregadas e funcionassem de acordo com os princípios islâmicos.
Segundo o Ministério da Educação do país, reabrir escolas para meninas sempre foi um objetivo do governo. Contudo, horas depois do anúncio, as crianças foram mandadas de volta para casa.
O porta-voz do governo confirmou o fechamento, mas não deu mais informações sobre o motivo, alegando que eles não tinham autorização para comentar o caso.
“Vejo meus alunos chorando e relutantes em deixar as aulas”, comentou Palwasha, professora da escola para meninas Omra Khan em Cabul.
É de partir o coração quando as meninas afegãs são mandadas para casa poucas horas após a reabertura das escolas.
Estudantes desanimadas, de volta à escola pela primeira vez desde que o Taleban tomou o poder em agosto do ano passado, em lágrimas, guardam seus pertences e saem em fila
Heartbreak as Afghan girls ordered home just hours after schools reopen.
Crestfallen students, back at school for the first time since the Taliban seized power in August last year, tearfully packed up their belongings and filed outhttps://t.co/qelKHcGFSP pic.twitter.com/2YIABq2vlf
— AFP News Agency (@AFP) March 23, 2022
Com informações da AFP