Mundo

Talibã diz controlar 90% das fronteiras no Afeganistão


MOSCOU, 22 JUL (ANSA) – O grupo fundamentalista Talibã afirmou, nesta quinta-feira (22), que está no controle de 90% das fronteiras do Afeganistão, segundo a imprensa russa, citando declarações de um representante dos rebeldes.   

As alegações, no entanto, não puderam ser verificadas de forma independente. “As fronteiras do Afeganistão com Tajiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Irã, aproximadamente 90% das fronteiras estão sob nosso controle”, disse Zabiulla Mudjakhed à agência estatal Ria Novosti.   

O Talibã acelerou as operações militares contra as forças do governo para recuperar terreno, no momento em que as tropas internacionais finalizam a retirada do país, depois de 20 anos de presença.   

A grande campanha ofensiva acontece desde o início de maio, quando os Estados Unidos anunciaram a retirada de seus militares de forma definitiva, assim como os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), do território.   

Desde então, o grupo tem ampliado seus ataques nas áreas de fronteira – além do Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Irã.   

Recentemente, o Talibã já havia informado que controlava 85% do território nacional, mas a declaração foi contestada pelo governo e não pôde ser comprovada.   

Ontem (21), Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, chegou a dizer que os talibãs parecem contar com um “impulso estratégico” em suas amplas ofensivas no Afeganistão, mas a vitória está longe de ser certa. (ANSA)

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Gisele Bündchen se declara no aniversário de Tom Brady: “Amor da minha vida”
+ Casa e decoração: 4 coisas para o quarto de casal ficar perfeito
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago