Talibã captura mais uma capital de província no Afeganistão

ROMA, 7 AGO (ANSA) – O grupo extremista Talibã conquistou mais uma grande cidade no Afeganistão neste sábado (7), informam as autoridades locais.   

Trata-se de Zaranj, capital da província de Nimruz, a segunda capital conquistada em um mês depois de Qala-i-Naw, em Badghis.   

Com isso, os fundamentalistas continuam a mostrar sua força após o anúncio da saída dos Estados Unidos do território afegão e da retirada das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).   

Atualmente, o Talibã controla diversas cidades menores que fazem fronteira com o Paquistão e avança para todas as áreas fronteiriças.   

No início do mês, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, disse que a saída “abrupta” dos norte-americanos piorou a situação do país, mas que em até seis meses, o governo conseguirá estabilizar a situação – o que foi ironizado por líderes do grupo terrorista.   

Os EUA anunciaram a saída do Afeganistão no início de 2020 após o então presidente, Donald Trump, firmar um acordo com os extremistas. No entanto, seu sucessor, Joe Biden, foi hesitante em manter o pacto no início, mas depois disse que retiraria todos os militares até o fim de agosto. (ANSA).