ROMA, 29 JUL (ANSA) – A empresa holandesa de delivery de comida Takeaway.com, da Holanda, fez uma oferta de 5 bilhões de libras esterlinas pela sua concorrente britânica Just Eat, acionista da companhia brasileira iFood, o que criaria o maior grupo europeu em um setor em franca expansão.   

A operação seria totalmente acionária, com um prêmio de 15% em relação à cotação dos títulos da Just Eat na Bolsa de Valores de Londres na última sexta-feira (26), e faz parte dos planos de expansão da Takeaway.com, que em dezembro já havia comprado a alemã Hero.   

Além disso, a oferta seria uma espécie de resgate à empresa britânica, que enfrenta dificuldades no Reino Unido por causa da concorrência com Uber Eats e Deliveroo. Se a operação for concluída, os acionistas da Just Eat terão 52,2% da companhia resultante, que terá sede na Holanda, mas com capital aberto na Bolsa de Londres.   

A Takeaway.com atua em 10 países europeus, além do Vietnã, enquanto a empresa britânica está presente em 13 nações, incluindo Brasil, Canadá, México, Austrália e Nova Zelândia, onde é acionista de outras marcas, como iFood, Skip the Dishes e Menulog.   

Uma das características de uma eventual fusão, que criaria um grupo avaliado em US$ 11 bilhões, é a pequena sobreposição entre as duas empresas, que competem diretamente apenas na Suíça.   

(ANSA)