Tajani representará Itália na 1ª cúpula do clima na Amazônia

ROMA, 5 NOV (ANSA) – O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, representará o país europeu na primeira cúpula do clima na Amazônia, que antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.   

De acordo com a Farnesina, a Itália “reafirmará sua firme determinação em fazer sua parte para limitar o aquecimento global, instando todos os Estados participantes a combinar ambição e realismo, buscando as metas climáticas com abertura e inovação, mas evitando o dogmatismo”.   

Segundo a pasta, o país também contribuiu “para o importante resultado alcançado hoje (5) pelos ministros do Meio Ambiente da União Europeia, que, antes da COP30, confirmaram a meta climática de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 66% a 72% (em comparação com os níveis de 1990) até 2035”.   

Em Belém, cidade que sediará a aguardada conferência climática, o chanceler visitará a inovadora plataforma flutuante “AquaPraça”, projetada pelo escritório Carlo Ratti Associati, e passará pela Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, projetada no início do século 20 pelo arquiteto italiano Gino Coppedè.   

Tajani também visitará a comunidade terapêutica “Fazenda da Esperança” e o Hospital da Divina Providência, em Marituba, nos arredores da cidade, onde atuam missionários italianos. (ANSA).