PARIS, 22 ABR (ANSA) – O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, garantiu que a reunião entre Estados Unidos e União Europeia acontecerá, mas apontou que será “difícil” de ocorrer no próximo sábado (26), data do funeral do papa Francisco.
Na semana passada, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, convidou Donald Trump, presidente dos EUA, para visitar Roma e tentar organizar uma reunião com os outros líderes da UE sobre as tarifas recíprocas impostas.
“Uma cúpula seria possível no sábado, por ocasião da visita de Trump a Roma para o funeral do Papa. Acho que esse encontro acontecerá, mas não será fácil organizá-lo no sábado. Devemos respeitar o luto de todos os cristãos”, declarou Tajani ao programa de notícias francês TF1.
“Trump aceitou o convite de Meloni, então para organizar a reunião precisaremos discutir e preparar com os americanos.
Estamos totalmente empenhados em fortalecer este vínculo transatlântico entre a Europa e Washington”, acrescentou.
A Casa Branca, através da porta-voz Karoline Leavitt, revelou que recebeu “18 propostas” de acordos tarifários nos últimos dias, além de ter declarado que a equipe econômica do governo Trump “está trabalhando a todo vapor” para fechá-los.
Leavitt também mencionou que as negociações com a China para fechar um pacto “estão progredindo muito bem”, especificando que ainda não houve um telefonema entre Trump e seu homólogo chinês, Xi Jinping. (ANSA).