ROMA, 17 FEV (ANSA) – O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, convocou nesta terça-feira (17) o embaixador iraniano em Roma após um deputado de Teerã, Mojtaba Zarei, rasgar uma foto do presidente italiano, Sergio Mattarella.
A ação do parlamentar iraniano ocorreu depois que a eurodeputada italiana Isabella Tovaglieri, do partido Liga, rasgou uma foto do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em protesto contra a recente e sangrenta repressão a manifestantes contrários ao regime.
“Ocorreu um evento lamentável: um parlamentar iraniano rasgou uma foto do presidente da Itália, Sergio Mattarella, a quem manifestamos nossa solidariedade. Por isso, decidi convocar o embaixador iraniano”, declarou Tajani.
Durante a sessão inaugural do Parlamento iraniano, Zarei rasgou fotos de vários líderes ocidentais, incluindo Mattarella.
O deputado exibiu, rasgou e jogou no lixo folhas com imagens do presidente da França, Emmanuel Macron, do chanceler alemão, Friedrich Merz, e da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
“Convoquei o embaixador iraniano porque um membro do Parlamento rasgar a fotografia do presidente é um ato hostil contra nós”, afirmou Tajani. (ANSA).