Taiwan incluiu a gigante tecnológica chinesa Huawei e a fabricante de semicondutores SMIC em sua lista negativa de exportação, restringindo ainda mais o acesso de Pequim à tecnologia necessária para a fabricação de chips.
A Huawei e a SMIC estão entre as 601 entidades na “lista de entidades estratégicas para produtos de tecnologia avançada” de Taiwan, informou o Ministério da Economia no domingo.
Taiwan produz mais da metade dos semicondutores do mundo, incluindo a maioria dos mais avançados.
Empresas que desejam enviar produtos de alta tecnologia para a Huawei, SMIC ou qualquer outra entidade na lista devem obter permissão especial do governo taiwanês.
“Com base na prevenção da proliferação de armas e outras considerações de segurança nacional, um total de 601 entidades envolvidas em atividades de proliferação de armas foram adicionadas à lista”, afirmou o ministério em um comunicado.
O ministério especificou que a lista inclui “empresas chinesas como a Huawei e a SMIC”. Outras entidades incluídas na lista têm sede na Rússia, Paquistão, Irã e Mianmar, segundo o boletim.
A decisão de Taiwan representa mais um golpe para as empresas de tecnologia chinesas, que enfrentam crescentes restrições à exportação impostas pelos Estados Unidos.
Washington tem buscado restringir as exportações de semicondutores avançados para a China por receio de que sejam usados para desenvolver os sistemas militares de Pequim.
aw/amj/lb/mas/arm/jc/yr