O funcionário que comanda a operação para resgatar 12 garotos e seu técnico de futebol de uma caverna no norte da Tailândia disse que a operação está “melhor que o esperado”.

O governador em exercício de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, fez o comentário em uma coletiva de imprensa na noite deste domingo, no horário local, depois que equipes de resgate retiraram quatro garotos da caverna onde ficaram presos por mais de duas semanas. Narongsak disse que os quatro foram levados para um hospital. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos meninos.

Narongsak disse que os mais saudáveis foram retirados primeiro, e a próxima fase da operação começaria em 10 a 20 horas. Ele confirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco mergulhadores tailandeses estavam participando do resgate e que dois mergulhadores acompanhariam cada menino.

Os trabalhos de resgate acontecem num momento em que serviços de meteorologia preveem a volta das pesadas chuvas de monção. Segundo especialistas consultados pelo The New York Times, as chuvas não devem aumentar rapidamente o nível de água dentro da caverna, mas tornam a operação de resgate ainda mais urgente. (Eduardo Laguna – eduardo.laguna@estadao.com, com Associated Press)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias