A Tailândia descobriu cerca de 15 milhões de toneladas de depósitos de lítio, anunciou nesta sexta-feira (19) o governo do país asiático, que busca se tornar um importante centro regional de veículos elétricos.

Essa descoberta sugere que a Tailândia pode se tornar um importante produtor de lítio, mas não está claro quanto das reservas dessas jazidas poderá ser explorado comercialmente.

O lítio é um metal utilizado na fabricação de baterias elétricas para carros e smartphones e outros dispositivos eletrônicos, e é considerado fundamental para a transição energética.

As reservas de 14,8 milhões de toneladas de lítio estão espalhadas em duas jazidas na província de Phang Nga, no sul, disse o vice-porta-voz do governo, Rudklao Intawong Suwankiri, ao canal de televisão The Nation.

“Estamos tentando descobrir quanto dos recursos encontrados pode ser usado. Isso leva tempo”, disse Rudklao.

O governo do primeiro-ministro Srettha Thavisin, que tomou posse em agosto, considera prioritário que o país se torne um centro regional de produção de carros elétricos, aproveitando a experiência do reino na indústria de automóveis a combustão.

tak/pdw/ssy/an/avl/tt