Fabiana Justus, de 36 anos, relatou o problema que teve no primeiro trimestre da gestação enquanto estava em Miami, nos Estados Unidos, com o pai e a madrasta, Roberto Justus e Ana Paula Siebert.

“Fiquei desesperada”

Segundo a filha do apresentador, a causa foi um hematoma no útero, que provocou um sangramento: “Eu quase tive um treco. Quando eu olhei na privada, tinha muito sangue. Fiquei desesperada. Estava com dez semanas, fora do país, com um sangramento bizarro. Me limpava e continuava saindo sangue, era bem vivo. Nem tinha absorvente. Pus um monte de papel, calcinha e roupão. Saí na sala e dei de cara com a Paula. Eu estava chorando, tremendo. Ela estava de pijama. Meu pai veio, e eles me levaram ao hospital. Estava sentindo muita cólica. Meu pai, tadinho. Com todo o processo que está vivendo, fazendo tratamento [contra um câncer na bexiga], estava cansado”, relatou, em um vídeo.

Assista ao vídeo:

 

Entenda o problema de Fabiana Justus

O que a Fabiana Justus teve foi um descolamento ovular, segundo explicação do ginecologista Geraldo Caldeira.

“Nessa fase inicial da gravidez, o saco gestacional está começando a ocupar toda a cavidade uterina – ele só ocupa depois da décima segunda semana e a placenta não está totalmente formada. Então,  descolamento ovular é quando algum pedacinho do saco gestacional não grudou totalmente, tem algum vasinho ali, e aquilo sangra, dá uma hemorragia, algumas vezes, importante, que dá a sensação de aborto”, explicou o especialista à ISTOÉ.

“O tratamento é fazer ultrassom para se ter certeza que está tudo bem com o bebê, medir o tamanho do saco gestacional para se ter uma ideia do tamanho do descolamento, usar progesterona e fazer repouso sem esforço físico”, acrescentou.

“Essa é uma situação que abala muito emocionalmente a paciente porque tem o sangramento, algumas vezes, em grande quantidade e ela acha que abortou”, emendou.

“Depois, ela fica muito insegura até ter a certeza que está tudo bem e que não vai ocorrer novamente. Mas, na maior parte dos casos, com progesterona e repouso, o caso evolui muito bem”, finalizou.