SÃO PAULO, 6 MAI (ANSA) – Em mais uma troca de cargos, o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rolando de Souza, escolheu o delegado Tácio Muzzi para assumir a Superintendência do órgão no Rio de Janeiro. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (6) após o atual chefe da corporação fluminense Carlos Henrique Oliveira ser nomeado para a direção-executiva da PF, a segunda ocupação mais importante. Atualmente, Muzzi é delegado regional executivo da PF do Rio e já trabalhou interinamente na Superintendência em meio à crise deflagrada na instituição em 2019. Além disso, participou de alguns inquéritos de combate à corrupção como, por exemplo, a operação Gladiador, responsável por prender o ex-chefe de Polícia Civil do Rio Álvaro Lins.
Esta é a quinta alteração que Souza realiza em superintendências da PF nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraíba e Tocantins.
O novo diretor-geral foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para liderar a PF depois que a nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo foi suspensa por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O órgão está no centro de uma polêmica desde que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro acusou Bolsonaro de tentar interferir politicamente na Polícia Federal. No último sábado (2), durante seu depoimento às autoridades, o ex-juiz federal afirmou que, em fevereiro deste ano, o presidente admitiu querer mudar o superintendente do Rio. “Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro'”, diz a mensagem enviada a Moro, de acordo com suas declarações.
Hoje, a Justiça Federal de Brasília deu 72 horas para Bolsonaro explicar a troca na liderança da PF do Rio. (ANSA)